Quão rica é a esposa de Rishi Sunak?

0
35


Akshata Murty é uma empresária anglo-indiana e ex-designer de moda. Ela é mais conhecida como a esposa do atual primeiro-ministro britânico designado do Reino Unido, Rishi Sunak. Akshata é filha do fundador da Infosys, Narayana Murty, e detém uma participação de 0,93% na empresa. Murty e seu marido, Sunak, são as 22 pessoas mais ricas da Grã-Bretanha. A partir de 2022, o patrimônio líquido de Akshata Murty é de aproximadamente US $ 1,2 bilhão.

Nome completo Akshata Narayan Murty
Aniversário abril de 1980
Local de nascimento Hubil, Karnataka
Profissão Empresária
Esposo Rishi Sunak
Patrimônio líquido US$ 1,2 bilhão

Vida pregressa

Akshata Murty nasceu em abril de 1980 em Hubli, Karnataka. Ela foi criada por seus avós paternos enquanto seus pais, Sudha e NR Narayana Murthy, trabalhavam no lançamento de sua empresa de tecnologia, a Infosys. Sua mãe era uma engenheira que se tornou a primeira mulher a trabalhar para a Tata Motors, então maior fabricante de automóveis da Índia.

Murty foi levada para Mumbai quando tinha dois anos, onde seus pais tiveram um filho, Rohan Murty. Para seu estudo, ela se juntou ao Baldwin Girls’ High School. Então, ela frequentou o Claremont McKenna College, onde estudou Economia e Francês. Depois, ela estudou no Fashion Institute of Design & Merchandising e recebeu um diploma em fabricação de roupas. Então, ela realizou seu mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Stanford.

Akshata e seu irmão mais novo, Rohan, foram criados estritamente por sua mãe, Sudha. Ela e Rohan não tinham permissão para assistir TV, pois sua mãe não os facilitava com a televisão em casa. Sudha até insistiu que os dois irmãos fossem para a escola em um auto-riquixá como seus colegas de classe.

Fortuna e carreira de Akshata Murty

Murty trabalhou como diretora de marketing da empresa holandesa de tecnologia limpa Tendrils em 2007. Ela trabalhou dois anos na empresa antes de sair para lançar sua própria empresa de moda. No entanto, ela fechou sua grife em 2012. Depois de um ano, ela começou a trabalhar como diretora do fundo de capital de risco, Catamaran Ventures. Então, junto com seu marido, Rishi Sunak, ela fundou a filial em Londres de uma empresa indiana que era de propriedade de seu pai.

Em 2015, ela recebeu um certo número de ações de seu marido, Rishi Sunak, antes de ser eleito deputado conservador de Richmond. Murty detém uma participação de 0,93% da empresa de tecnologia de seu pai, Infosys, desde 2015. Em abril de 2022, suas ações na empresa de tecnologia estão avaliadas em cerca de £ 700 milhões. Além disso, possui ações da Koro Kids e da Degme Fitness. Ela também trabalha como diretora da Digne Fitness. Da mesma forma, ela está atuando como diretora do Sorocco, que foi co-fundado por seu irmão, Rohan Murty.

Vida pessoal

Akshata Murty é casada com um político britânico, Rishi Sunak, desde agosto de 2009. O casal se conheceu na Universidade de Stanford, onde ela estava cursando MBA. Por outro lado, o primeiro-ministro designado do Reino Unido era um bolsista da Fulbright com um diploma de primeira classe de Oxford. O pai de Murty ficou muito feliz com a escolha de sua filha ao descrever Sunak como brilhante, bonito e, o mais importante, honesto.

O casamento de Murty e Sunak foi um evento relativamente modesto que foi conduzido seguindo os padrões da tradição endinheirada da Índia. A recepção do casamento foi assistida por cerca de 1.000 convidados, incluindo industriais, políticos e jogadores de críquete. Murty e Sunak compartilham duas filhas chamadas Anoushka e Krishna. O casal é dono de um apartamento na Old Brompton Road, em Londres. Junto com isso, eles também possuem uma casa em Kensington.

Akshata deveria ser um residente não domiciliado do Reino Unido em abril de 2022. Ela não tinha direito a pagar nenhum imposto sobre sua renda fora da Grã-Bretanha, equivalente a cerca de £ 30.000. No entanto, ela anunciou mais tarde que pagaria o imposto do Reino Unido sobre sua renda mundial voluntariamente, mantendo seu status de não domiciliada. O marido de Murty, Rishi Sunak, deve se tornar o primeiro primeiro-ministro do Reino Unido de origem indiana na terça-feira. Com isso, Sunak junto com Murty e suas duas filhas serão a primeira família hindu a ocupar a casa do primeiro-ministro.

Fortuna de Akshata Murty

O patrimônio líquido de Akshata Murty é estimado em cerca de US $ 1,2 bilhão em 2022. Ela é mais rica que o rei Carlos III devido a suas ações de £ 430 milhões no império de TI de seu pai. Em maio de 2022, o Sunday Times Rich List compartilhou que Murty e seu marido, Rishi Sunak, têm uma fortuna combinada de £ 730 milhões.

Murty e Sunak possuem uma mansão listada como Grade II, Kirby Sigston manor em Yorkshire. Além disso, eles possuem um apartamento de cobertura em Santa Monica. Ela ficou com seu marido, Sunak, na 11 Downing Street, enquanto ele servia como Chanceler do Tesouro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here